Logotipos e seus mistérios




O Logotipo é basicamente uma representação gráfica do nome de uma marca, seja pelo uso de uma caligrafia estilizada ou até mesmo pelo uso de uma imagem. Sendo assim, carregam um significado, embora que muitas vezes seja desconhecido pela maioria.

Algumas empresas trazem junto com seus logotipos fortes especulações e acusações, algumas vezes sem procedência, mas outras deixam um certo mistério...



O desenho que mais parece com uma folha é na verdade um mapa-múndi divido em 3.


Parece com um ser mitológico ou uma besta, porém é um cão de seis patas, sendo 4 representando as rodas do carro e 2 os pés do motorista.


Um dos logotipos mais especulados pelo mundo, foi criado por Frank Robinson em 1886, utilizando sua própria caligrafia. Se lermos da direita para esquerda é possível enxergarmos a frase: "Alo Diabo".

Um único símbolo que representa muito, é a letra 'V', é um vale, traz as cores do Brasil e ainda um morro com extração mineral.

Busca harmonizar a consistência de um sorvete com a forma de um coração.

O simpático pinguim foi a imagem encontrada, na rede, pelo criador do software, que lodo depois a adotou.
Em francês Nestlé significa "ninhozinho", daí a singela família de pássaros em um ninho.

Ao contrário do que muitos pensam não são as ''assas da vitória'', mas sim um símbolo abstrato escolhido em um concurso.

Um abstrato 'M' vermelho, que é herança de quando o filtro do cigarro era dessa cor.


Hugh Heíner, criador da marca, enxerga no coelho "óbvias conotações sexuais".





Há quem nunca tenha enxergado um 'C' subliminar entre as cores da França. Alguns ainda dizem ver uma caveira, rotacionando o desenho podemos gerar algumas imagens como a de uma carinha feliz ou a de um et com gorro vermelho. 

Não a dúvida de que a imaginação das pessoas é muito fértil, enxergam coisas onde não tem e passam desapercebidas por coisas tão simples.

Veja também:  O significado das siglas de grandes empresas: o que há por trás delas

Bibliografia:  Urbim, Emiliano. O Mistério das Marcas. Super Interessante. Editora Abril, 2009, janeiro. edição 291, pg. 34 e 35.
                  

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

10 comentários:

  1. aisuduiasuadsu' acheei muito interessante todos os logotipos.. me chamou atenção o da caveira, que alguns enxergam . tambem consegui veer um homem feliz e um et com gorro vermelho .. parabens pelo blog :D

    ResponderExcluir
  2. a maioria é tão caríssima!
    muitos dizem que ah imagem subliminarem por detrás!

    ResponderExcluir
  3. Certamente que a imaginação humana é capaz de ver e fantasiar coisas das mais estranhas.

    Creio que o post tenha sido criado com o intuito de mostrar como é um trabalho de design e marketing para que uma determinada marca seja fixada. Também não vi a citação de uma fonte para o texto. Porém, o que me chamou realmente a atenção foi o fato de o logotipo da Coca-Cola ter sido lido de trás para frente e ali se encontrar uma frase em Português, quando sabemos que o autor, e isto foi citado no texto, era norte-americano, o que até prova em contrário falava e escrevia em inglês.

    E o logo da Nike (náique) é a represetanção figurativa, ou alegórica como quiser, das asas da deusa Athena Niké (Atenas vitoriosa). A ideia veio do próprio criador da empresa. Sugiro o filme "Without limits", sobre a vida do velocista Steve Prefontaine, que era treinado por Bill Bowermann, fundador da Nike, (interpretado por Donald Sutherland), em que ele faz experimentos para criar um novo calçado para corridas e, numa determinada cena, explica o motivo de usar o nome e a alegoria da asa como logo.

    Desculpe, mas achei que foi forçar demais a barra.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho o conhecimento aprofundado do Jorge, ele deve saber o que diz, mas de toda forma compartilhou conosco a materia da revista Super Interessante e inicialmente vc deixou bem claro que "Algumas empresas trazem junto com seus logotipos fortes especulações e acusações, algumas vezes sem procedência, mas outras deixam um certo mistério..."

    E não achei que forçou a barra!
    Adorei seu blog!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sou estudante de publicidade e tenho profundo interesse por assuntos retratados pela semiologia das marcas na publicidade. O logotipo e a identidade visual do produto são de fundamental importância na estabilização do mesmo no mercado.

    ResponderExcluir
  6. Adidas, Nike, Coca Cola e Playboy são classicos

    Marcantes mesmo

    http://italoopensador.blogspot.com/

    xD

    ResponderExcluir
  7. O da Adidas é um Mapa mundo dividido em 3!
    :O
    Muito legal, não conhecia maioria das curiosidades que estão ai. O "Alo diabo" da coca cola eu já sabia.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as explicações para cada logotipo.
    Parabéns pelo post!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana seu Blog, ta de parabens, passa pra conhecer o meu tambem www.maiscerveja.com.br

    ResponderExcluir
  10. tudo isso e uma merda

    ResponderExcluir