A cruz é um dos símbolos mais antigos e conhecido universalmente. Carrega consigo uma vasta simbologia e apresenta diversas variações de forma. A mais comum é a cruz de cristo, é a interseção de dois segmentos, um vertical e outro horizontal.
Para teosofia o sentido místico da cruz é originário do dualismo andrógino presente em todas as manifestações na natureza. Segundo a revista Planeta, a teosofia considera, dessa maneira, a ideia do homem regenerado, aquele que conseguiu integrar harmoniosamente as suas duas partes e que, o crucificado como mortal, como homem de carne e suas paixões, renasce como imortal.
Vejamos algumas representações mais conhecidas da cruz:

Cruz Ansata: Um dos mais importantes símbolos da cultura egípcia. A Cruz Ansata consistia em um hieróglifo representando a regeneração e a vida eterna. A idéia expressa em sua simbologia é a do círculo da vida sobre a superfície da matéria inerte. Outra interpretação faz uma analogia de seu formato ao homem, onde o círculo representa sua cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o resto do corpo.
Cruz Patriarcal: Também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Caravaca possui dois "braços" horizontais, sendo o superior menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de Jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga e por jesuítas nas missões no sul do Brasil.
Cruz Suástica (Gamada): A suástica representa a energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus "braços" movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo.
Cruz Rosa-Cruz: Os membros da Rosa Cruz costumam explicar seu significado interpretando-a como o corpo de um homem, que com os braços abertos saúda o Sol e com a rosa em seu peito permite que a luz ajude seu espírito a desenvolver-se e florescer. Quando colocada no centro da cruz a rosa representa um ponto de unidade.
Como já foi dito a Cruz dispõem de uma ampla gama de representações e simbologias, que muda conforme sua finalidade e contexto no qual esteja inserido, seja na religião, em sociedades ou no uso cotidiano das pessoas.
Veja Também:
A Cruz e seus Simbolismos
Bibliografia: VIEIRA, Milton S. Símbolos da Nova Era . A.D. Santos Editora Ltda, 1995.
J.E. Cirlot. Dictionary of Symbols. Madri, 1962.
SÍMBOLOS esotéricos. Revista "Planeta" (ed. especial), Editora Três, 1983.
mt bom .. apesar de eu já conehcer os significados o post é mt interessante. :)
ResponderExcluirEu não conhecia todos os significados.. bem interessante :D
ResponderExcluirAchei muito interessante a sua postagem, apesar de não simpatizar muito com cruzes q
ResponderExcluirParabéns, (: sucesso com o BLOG :*
não sabia que existiam nomes diferentes...gostei da Ansata, é a mais bonita de todas.
ResponderExcluirMuito interessante!
ResponderExcluirNunca tinha lido nada igual!
=)
E vim agradecer a visita no meu blog,virei aqui sempre ok?
Te seguindo...
Arthur, meu querido!
ResponderExcluirMuito bacana esse post! Eu adoro simbologias, e foi muito bom conhecer sobre a cruz!
Sem dúvida alguma os estudos buscam explicar o equilíbrio das forças e energias e a cruz exemplifica bem isso!
Grande beijo,
Jackie
PARABENS PELO POST.. REALMENTE MUITA GENTE NÃO SABE DA EXISTENCIA E SIGNIFICADOS DAS DIFERENTES CRUZES
ResponderExcluirPARABENS!!
Interessante, é bom saber dessas coisas. Parabéns pelo post e blog!
ResponderExcluir[]'s
A cruz do mal (suástica), no sentido inverso significa algo do bem (é um símbolo oriental).Louco né? Só mudar o sentido muda-se o sentido. Muito legal conhecer outras cruzes que não conhecia.
ResponderExcluirabç amigo
Pobre Esponja
Parabéns pela postagem
ResponderExcluirCom carinho
Isa
http://sabedorias-isa.blogspot.com
eu não sabia de tudo isso. interessante.
ResponderExcluir