Sociedade Paradigmática


Esporadicamente pergunto-me porque a sociedade em que vivemos é tão paradigmática, após horas de reflexão não encontro respostas concisas, apenas conclusões e suposições, mas que parecem ter algum sentido.

Nossa sociedade é repleta de convenções e tradições que não fazem sentido algum e que terminam ocasionando um retrocesso social, as pessoas acabam presas às convenções e vendam seus olhos diante à realidade, e aceitam essas convenções como uma verdade absoluta.

Os paradigmas sociais são responsáveis pelo surgimento e manutenção de muitas mazelas sociológicas, tais como o xenofobismo e o preconceito, nós corriqueiramente julgamos os outros baseando-nos em padrões sejam eles comportamentais, psicológicos ou de beleza e nunca os julgamos pelo que realmente são.

Outro fator inerente é a cultura retrograda de se preocupar com o que os outros irão pensar sobre nós, isso impulsiona-nos a seguir todos essas convenções e aceitar todos esses paradigmas, mesmo que discordemos deles, tudo isso com o intuito de conseguirmos ser aceitos pelos outros.

Temos que dar um basta nisso tudo, mas para isso devemos começar a romper com os pequenos e corriqueiros paradigmas, para que então sejamos uma sociedade livre, porém não podemos esquecer que com a ruptura de arcaicos paradigmas, novos se instalarão e temos que ter cuidado para que esses não sejam semelhantes aos antigos.

Arthur A. Mello.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

15 comentários:

  1. Ótimo tema. Acredito que é um tanto dificil a sociedade romper com paradigmas, pois estes estão tão enraizados que muitos nem param para pensar a respeito. Parece que já faz parte do mundo e ponto final. Maas creio que havendo concientização isto pode melhorar. E por isso acho muito legal você abordar esse tema. Pois força as pessoas a pararem e se questionarem diante de suas próprias atitudes muitas vezes banalizadas porém que trazem em si os malfadados paradigmas.

    O importante é ensinarmos as crianças desde pequenas a serem seres pensantes e questionadores.

    Bjos

    PS.:Me visita qualquer hora.

    ResponderExcluir
  2. Paradigmas = Mal de todos os séculos.
    Nada mais a acrescentar, apenas que precisamos de uma marreta e quebrar todos estes conceitos estapafúrdios.

    ResponderExcluir
  3. Creio que já estou na fase de rompimento!

    Belas palavras

    ResponderExcluir
  4. É mais complicado do que parece. Ou parece mais complicado do que realmente é.

    ResponderExcluir
  5. por isso eu digo!
    viva, viva, viva, VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA!

    flwww

    ResponderExcluir
  6. Nossa muito bom seu texto, um tema totalmente atual.
    Concordo plenamente, temos q romper com essas coisas estigmatizadas, e viver livre sem nos preocupar com a cabeça do outro.

    já tah no favoritos seu blog.
    beeijos

    ResponderExcluir
  7. Antes de querermos que os paradigmas sociais mudem, temos que mudar a nós mesmos. Por isso sempre digo "eu sou o que sou" gostem ou não, não me importo. bj

    http://infonews2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. viva, viva, viva, VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA![2]

    ResponderExcluir
  9. acho que o que eu vou dizer isso é em vão, mas vamos lá:
    frequentemente me deparo com este tema, pessoas divagando sobre isso, sobre regras de conduta, normas que devem ser quebradas, a sociedade caminhando pra um lado só, a necessidade de romper certas barreiras.
    oq eu vou dizer nao é pra ser do contra mas, eu sou cética quanto a isso...
    primeiro pq a humanidade nao caminha pra um lado só. nós temos tribos, carreiras, grupos e culturas tão diversificados, q é ignorancia (nao to falando de vc nao, viu, to falando num geral) pensar que agimos como se fôssemos um só.
    segundo pq o homem, enquanto "animal" é uma criatura que, por sua propria natureza, vive em sociedade, assim como outros animais, e mesmo nestas outras especies, podemos observar que existem líderes, os mais fortes e mais fracos (pensemos como exemplos os lobos, as abelhas, as formigas e os leões)
    a luta pr um espaço é individual e eterna.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, muito bom o texto...
    adoreii

    seguindo...

    sucessos

    ResponderExcluir
  11. Amei o seu texto....
    Continue assim, o caminha é por aí mesmo!!

    sucesso pra vc!!!

    http://historiaderiegi.blogspot.com/
    http://gisinnhaalves.blogspot.com/

    Esses são os meus!!!
    Bjus no S2!!!

    ResponderExcluir
  12. bem ameii esse blog...o seu Arthur
    ta lindooo ameii viuuu
    bjãO

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não li todo o texto.
    Mas veja bem,
    os maiores paradigmas da sociedade tem patrocinadores, enquanto eles tiverem retorno, seja por $ ou poder ( que não venha do $ ) ou N outros interesses, esses paradigmas tradicionais de nossa sociedade persistirão.

    Se uma coisa boa der lucro ou beneficiar alguém com poder,
    pode crer, isso vai se juntar ao perfil social.

    Se D'us quiser Sustentabilidade vai 'virar moda', e vai dar retorno para essas pessoas que só pensam no poder.

    Felizmente, ainda há uma parcela (quase) insignificante da população foge à regra

    ResponderExcluir