Novos "remakes"


Vivemos em um mundo onde sobram ídolos e faltam verdades, mas isso não é nenhuma peculiaridade do século XXI, desde os primórdios da humanidade essa é a realidade. O filósofo alemão Friedrich Nietzsche, já defendia essa ideia em seu livro Crepúsculo dos ídolos, publicado em 1888.




Em seu livro Nietzsche nos diz: “És autêntico? Ou apenas um ator? És um representante? Ou a própria coisa representada? – No fim das contas, talvez sejas meramente a imitação de um ator...”

Em um contexto mais contemporâneo Pedro Tourinho diz em seu blog: “Se você acha que para alcançar o sucesso terá que criar algo totalmente diferente, thats bullshit, o segredo do sucesso, no cinema ou na televisão, é contar sempre a mesma história, só que de forma diferente.”

Baseando-se nessas citações podemos concluir que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o mundo das artes é sustentado por repetições e imitações mascaradas. Em outras palavras, nada se cria e tudo se copia.

Sendo assim, o que vemos de “inédito”, na verdade não passa de versões incrementadas e sofisticadas, de coisas já vistas. O medo do novo e do fracasso estimula cada vez mais a fixação dessa tendência, além do que, algo recém criado carece de um público diferente.

Para não tornar sua obra massante, os artistas valem-se da releitura, modificando a superficialmente, mas sem perder a essência do gênero. Assim, ao ter contato com as obras as pessoas, subconscientemente, registram-nas como sendo da mesma categoria das vistas anteriormente. 

Enfim, cópias são mais comuns do que pensamos, mesmo por que tudo o que segue normas e padrões acaba sendo uma reprodução, até as próprias pessoas. O que não vale é querer que as pessoas engulam um “remake” façam cara de surpresa e arrotem um insólito.  

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

5 comentários:

  1. Eu não concordo inteiramente.

    Obviamente que na arte há influências e um período é completamente antagônico com o anterior, mas não vejo uma cópia modificada nas obras. O surrealismo e a arte contemporânea, com a sua incrível abstração da realidade, conseguem ser incrivelmente originais.

    ResponderExcluir
  2. No mundo de hoje tudo é copiado, nada mais é original.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia ser original acaba se tornando um pecado, infelizmente

    ResponderExcluir
  4. No mundo de hoje tudo é copiado, nada mais é original. [2]

    http://italoopensador.blogspot.com/

    xD

    ResponderExcluir
  5. O que não vale é querer que as pessoas engulam um “remake” façam cara de surpresa e arrotem um insólito.

    Porém também nós devemos saber aproveitar as experiencias vividas por outros no passado, em qualquer sentido ou negócio. Não devemos ser burros de querer começar do "zero" e descobrir o fogo, sendo qeu muitas já existem para facilitar as nossas vidas

    ResponderExcluir