A religião como remake


Buscando dar exemplos sobre o tema abordado no post "Novos Remakes", vamos falar sobre as religiões, explanando suas semelhanças e provando que as reproduções vão além do mundo do entretenimento.

O principal e primordial pilar, sob qual ergue-se as religiões é a fé, sua inexistência resulta na descrença. Nas pessoas ela promove o surgimento do sentimento de adoração e gratidão, que por sua vez mantêm acessa a chama da fé.

As manifestações religiosas possuem uma divindade, alvo da adoração, seja Deus para os cristão, Allah para os muçulmanos ou Brahma para hindus. O mais importante é que eles são exemplos de perfeição e estão acima de todos, segundo as crenças determinam o rumo da vida dos meros mortais.

Também é concomitante as religiões a figura de um "humano", que entrou em contato com a deidade, alcançou o prometido pela doutrina ao seguir seus dogmas, e atingiu o ponto máximo cabível aos humanos. Como exemplos temos: Jesus no cristianismo e Siddhartha Gautama no budismo.

A partir desse "humano" os adeptos enxergam como plausível a obtenção do prometido, através do seguimento da doutrina pregada por seus líderes espirituais, pois as renúncias serão recompensadas futuramente.

Estas são apenas algumas das semelhanças encontradas nas religiões, observando-as com um olhar mais atento ainda é possível encontrar outras como: a recompensa pós vida, a obtenção de graças etc. Sendo assim, percebemos que até no que diz respeito a esfera da fé, a originalidade não é algo tão presente.


Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a fé torna a todos mais fortes, mas, não é por isso que creio.
    Creio por não acreditar que todas as coisas existem em vão.
    Sou católico, mas, acho que a luz divina independe de religião e sim da maneira como vc vê e acredita em Deus.

    www.aliradeorfeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de mais Jesus, menos Religião!
    Adoreii o poste .
    Sucesso com o blog .

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. É complicado afirmar e determinar religiosidade... De fato é possível perceber certas particularidades similares, variando de povo para povo - cultura para cultura.
    Gostei da abordagem "remake"

    Criativo!

    ;D

    ResponderExcluir
  5. já comentei por aqui..
    vou noutro post

    ResponderExcluir
  6. Interessante os pontos de semelhanças encontradas por você na análise das religiões, de modo geral. Você poderia trabalhar, em seus próximos posts, cada um desses pontos de forma separada, colocando, p. ex., como cada religião compreende a "fé", como cada religião caracteriza o seu Deus etc..

    Quando puder, visite-me: http://desquotidiano.blogspot.com/2010/10/promete-que-nao-me-esquecera.html

    ResponderExcluir
  7. Boa análise sobre o tema, na minha opinião religião é uma forma de se buscar conforto espiritual, independente de qual seja sua filosofia.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com Jadenadaf, a religião é pra maioria das pessoas uma busca pelas respostas. Não sigo nenhuma, apenas creio em Deus! Me dói muito ver que usam o nome de Deus pra fazer coisas monstruosas e por isso prefiro conversar com ELE pessoalmente, sem ajuda de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  9. A fé cura e move montanhas.
    A fé em qualquer coisa.

    www.blogdoescroto.wordpress.com
    @blogdoescroto

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante a forma como abordou o tema, e concordo com o Danilo, ficaria legal se vc abordasse cada forma separadamente!
    Sucesso pra vc!

    http://curtatemporalidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. De vez em quando é bom fazermos uma reflexão sobre isso. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  12. Acho dificil falar de religão, pois eu creio em Deus, ponto. Mas vc levantou uma questão real, tem sempre um ponto em comum em todas elas, por mais diversificadas que sejam.

    ResponderExcluir