É Natal, cadê o presente?


Então é Natal, época de altruísmo, igualdade e outros tantos nobres sentimentos, mas será que nos dias de hoje, onde o consumismo desvanecido impera, isso ainda faz sentido?




A princípio o Natal seria a celebração do nascimento de Jesus Cristo, momento de comunhão familiar. Mas não demorou muito até que, os imperadores do capitalismo, associassem à data a imagem de um velhinho simpático e generoso, que distribui presentes. A partir daí o 25 de dezembro tornou-se uma disputa entre Cristo, o afeto, e Papai Noel, o consumismo.

Antes os presentes mais valiosos eram os afetivos e gestuais, como o abraço, o afago etc., mas hoje o valor apresenta-se diretamente ligado ao preço, o sentimental foi substituído pelo material, a satisfação emocional pela satisfação do palpável.

Nessa disputa quem venceu foi o saco do bom velhinho, não que seja proibido presentear o próximo porque se comemora o nascimento de Cristo, até porque o próprio Jesus foi presenteado ao nascer, com coisas matérias, porém simbólicas. A questão é não deixar que o momento das compras seja permeado apenas pelo prazer do consumir, da ostentação, mas sim, depositar nesse instante o afeto que temos a quem iremos presentear.

Portanto tentemos reacender o verdadeiro sentido desta data, proponho que no momento da troca dos presentes enalteçamos a comunhão, o sentimento embutido no material, que não tange o palpável. E assim, conseguiremos propiciar a coexistência harmônica de Jesus e do bom velhinho em nossos lares, nessa data tão especial.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

7 comentários:

  1. Tem razão ninguem lembra mais q o natal se comemora o nascimento de Jesus. Maldito capitalismo D:

    ResponderExcluir
  2. Na minha família não há troca de presentes, apenas para os pequenos (0 à 6 anos) e além de comemorar o seu nascimento, cantamos parabéns :P

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Hoje qualquer celebração é transformada numa farra consumista, o verdadeiro sentido de natal está presente em pouquíssimas pessoas.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É, o capitalismo "converteu" outra festa em um modo de se ganhar dinheiro...vendendo presente mais caros, e fazendo as crianças aprenderem isso: natal, é época de presente CARO! E o nascimento de Jesus, quase ninguém se lembra!

    ResponderExcluir
  5. O Principio do Natal não SERIA o Nascimento de JESUS, o principio do Natal É o nascimento de JESUS.
    O Noel era só um velhinho que dava presente pro pessoal e ele era verde, mas a coca-cola deixou ele vermelho.

    Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  6. mas é isso msm cara, hj o natal é lebrado só pelo papai noel, arvore em formato de pinheiro com neve enfeitando e presentes.
    caro alem de serem costumes qe nao sao do brasil ainda esqecem qe o verdadeiro natal não é porcausa destas coisas --'

    ResponderExcluir
  7. Bom saber que ainda existe pessoas que preocupa com outro valores!

    ps.: estou te seguindo!

    Abraço,
    P.A.
    ______________________________________
    http://www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir