“L’art pour l’art” foi o slogan criado pelo filósofo francês Victor Cousin, para a tese de que a arte só pode ser julgada segundo seus próprios critérios, e que foi adotado por uma tendência artística que almejava a separação entre a arte e a vida.
Porém, como podemos extrair da arte aquilo que lhe é substancial, posto que, esta seja um plano onde é plausível recriar a realidade conforme a expressão de um olhar do artista sobre a vida. Outro ledo engano é de querer que a arte exista despretensiosamente.
O mundo artístico é permeado por finalidades, metas e pretensões, mesmo que, estas consistam na negação de si próprias. Encontraremos no mínimo uma finalidade comum às obras a de, existir como arte, pois sem esta não teríamos a sua concepção.
Ainda temos inerente todas as pretensões de seu criador, que nelas escondem seus desejos mais sórdidos e sublimes, revelando ao mundo a visão que tem da vida. E esta, por sua vez, aguçará a percepção do observador, que passará a ser admirador ou depreciador.
Portanto a arte apresenta-se intimamente ligada à vida, inviabilizando-se a existência de uma sem a outra, visto que a arte suaviza a vivência. Decretemos a falência do conceito ilusório “l’art pour l’art” e demos fôlego ao “l’art pour la vie”.
Read in english
Acho meio que impossível separar a arte da vida, afinal, a arte é a vida. Isso que ela vem mostrar, o dia a dia, o cotidiano, mas o diferencial está em como é mostrado!
ResponderExcluirGostei muito do post, sem uma a outra não poderia existir. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirA arte ou imita a arte ou a vida ou nada. Arte não deve ser mesmo explicada, apenas o artista pode lançar algum foco de luz sobre o seu trabalho, mas no momento em que ele cria, a criação já não é mais dele apenas, enfim... lindo!
ResponderExcluirFrancorebel.
arte não se explica, apenas se expressa. =)
ResponderExcluirParabéns pelo blog
Concordo com sua expressão =]...tem que ser vivida...
ResponderExcluirEm verdade não é exagero assentir que arte e vida são fatores indossociáveis p/ a produção artística, mas me perdi quando você afirma o seguinte: "Portanto a arte apresenta-se intimamente ligada à vida, inviabilizando-se a existência de uma sem a outra...."
ResponderExcluirJá existiu vida num estado de natureza bruta sem arte.
Acho que já ouvi falar sobre isso, sério.
ResponderExcluirM. Araújo, quando me refiro a vida quero falar da vida humana, que mesmo em seu estágio primitivo já esboçava traços da expressão artística.
ResponderExcluiradorei oblog serio. parabens!
ResponderExcluir"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht)
ResponderExcluirA arte de viver pela arte é um feito alcançado por poucos, mas, mesmo assim, admirável.
ResponderExcluirGostei do texto, bela reflexão.
C'est l'art de vivre.
A arte é a vida.
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Abraços
mt bom .. outro post mt interessante.
ResponderExcluirBzos :)