L'art pour la vie


“L’art pour l’art” foi o slogan criado pelo filósofo francês Victor Cousin, para a tese de que a arte só pode ser julgada segundo seus próprios critérios, e que foi adotado por uma tendência artística que almejava a separação entre a arte e a vida.





Porém, como podemos extrair da arte aquilo que lhe é substancial, posto que, esta seja um plano onde é plausível recriar a realidade conforme a expressão de um olhar do artista sobre a vida. Outro ledo engano é de querer que a arte exista despretensiosamente.

O mundo artístico é permeado por finalidades, metas e pretensões, mesmo que, estas consistam na negação de si próprias. Encontraremos no mínimo uma finalidade comum às obras a de, existir como arte, pois sem esta não teríamos a sua concepção.

Ainda temos inerente todas as pretensões de seu criador, que nelas escondem seus desejos mais sórdidos e sublimes, revelando ao mundo a visão que tem da vida. E esta, por sua vez, aguçará a percepção do observador, que passará a ser admirador ou depreciador.

Portanto a arte apresenta-se intimamente ligada à vida, inviabilizando-se a existência de uma sem a outra, visto que a arte suaviza a vivência. Decretemos a falência do conceito ilusório “l’art pour l’art” e demos fôlego ao “l’art pour la vie”.

Read in english

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

13 comentários:

  1. Acho meio que impossível separar a arte da vida, afinal, a arte é a vida. Isso que ela vem mostrar, o dia a dia, o cotidiano, mas o diferencial está em como é mostrado!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, sem uma a outra não poderia existir. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. A arte ou imita a arte ou a vida ou nada. Arte não deve ser mesmo explicada, apenas o artista pode lançar algum foco de luz sobre o seu trabalho, mas no momento em que ele cria, a criação já não é mais dele apenas, enfim... lindo!


    Francorebel.

    ResponderExcluir
  4. arte não se explica, apenas se expressa. =)
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  5. Concordo com sua expressão =]...tem que ser vivida...

    ResponderExcluir
  6. Em verdade não é exagero assentir que arte e vida são fatores indossociáveis p/ a produção artística, mas me perdi quando você afirma o seguinte: "Portanto a arte apresenta-se intimamente ligada à vida, inviabilizando-se a existência de uma sem a outra...."

    Já existiu vida num estado de natureza bruta sem arte.

    ResponderExcluir
  7. Acho que já ouvi falar sobre isso, sério.

    ResponderExcluir
  8. M. Araújo, quando me refiro a vida quero falar da vida humana, que mesmo em seu estágio primitivo já esboçava traços da expressão artística.

    ResponderExcluir
  9. "Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht)

    ResponderExcluir
  10. A arte de viver pela arte é um feito alcançado por poucos, mas, mesmo assim, admirável.

    Gostei do texto, bela reflexão.

    C'est l'art de vivre.

    ResponderExcluir
  11. A arte é a vida.
    Parabéns pelo blog!

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. mt bom .. outro post mt interessante.
    Bzos :)

    ResponderExcluir